Translate

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Tomar Multivitamínicos ou não?

Os hábitos alimentares dos portugueses estão a mudar e uma grande parte não tem uma alimentação equilibrada. É uma situação grave de saúde pública, pois a maioria não sabe como fazer uma alimentação equilibrada e isso acarreta consequências na saúde. A toma de multivitamínicos, apesar de não substituir uma alimentação saudável, ajuda a colmatar o défice nutricional e contribuí para a melhoria da qualidade de vida.
Uma alimentação saudável deveria ser variada, com alimentos de alto valor nutricional, ricos em vitaminas e minerais. As refeições deveriam ser a horas certas e várias vezes ao dia. No entanto, as refeições dos portugueses são, normalmente, altamente calóricas, com alimentos de baixo valor nutricional, pobres em vitaminas e minerais. As refeições são feiras à pressa e com intervalos longos e irregulares.
A alimentação desequilibrada começa logo ao pequeno almoço. Algumas pessoas não tomam o pequeno almoço, uma das refeições mais importantes. A maioria da população não faz ao pequeno almoço uma refeição rica e completa. A refeição da noite, que deveria ser a mais leve, é uma das refeições mais calóricas.
A falta de informação a nível das calorias ingeridas, assim como  dos  nutrientes, principalmente as vitaminas e minerais, é um risco de saúde pública.
Os jovens, que, por estarem em crescimento e desenvolvimento, necessitariam de maior variedade nutricional,  são os que fazem mais “asneiras”. É muito vulgar petiscarem snaks muito calóricos entre as refeições, que,  inclusive são tomados durante atividades sedentárias. Também as refeições são, muitas vezes, à base de hamburgers e pizzas, que são alimentos ricos em hidratos de carbono e gorduras.
Como consequência dos maus hábitos alimentares resulta a fadiga física, a exaustão, a falta de atenção, o cansaço mental, crescimento comprometido e desregulação hormonal. Para colmatar o défice nutricional recorre-se a fórmulas vitamínicas completas e adaptadas às necessidades nutricionais para cada idade e sexo.
Portanto, a toma de suplementos vitamínicos, não sendo uma forma de substituir uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, são o "mal menor" para colmatar o défice nutricional que se verifica em grande parte da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário